Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil

EM BREVE !

 

Aulas gravadas no Max Estúdio.

Objetivo: Qualificar, ampliar e desenvolver conhecimentos e habilidades nos principais ramos do Direito Civil e Processual Civil, incluindo a legislação constitucional e infraconstitucional, a doutrina e a jurisprudência vertentes. Capacitar o aluno para a docência superior e para o exercício da advocacia especializada.

Metodologia: Aulas PRÁTICAS 100% Online, tendo como principal diferencial a conexão entre a teoria e a prática.

Público Alvo: Bacharéis em Direito, advogados e demais profissionais da área do Direito.

Carga horária: 372 horas.

Coordenação: Professor André Dafico.

O aluno poderá assistir cada aula por até 3 vezes.

O curso é para fim exclusivo de estudo pessoal do adquirente, sendo expressamente vedado o acesso compartilhado e/ou a divulgação, no todo ou em parte, do conteúdo de áudio, vídeo ou material didático a terceiros.

Nos termos do art. 184 do Código Penal Brasileiro, aquele que comercializar, divulgar, tornar público, compartilhar, disponibilizar para terceiros e/ou fazer o download, ainda que para fins pessoais, do conteúdo de áudio e/ou vídeo do presente site, será responsabilizado criminalmente, além de responder por perdas e danos à sociedade empresaria MAXJURIS

Configuração mínima para acesso das aulas: 2 megas, não recomendamos uso da tecnologia 3G.

     

    CANCELAMENTO:

    Em caso de desistência, o aluno deverá fazer o requerimento via Portal do Aluno, no campo próprio dentro da área do aluno.

    Se as gravações das aulas já tiverem iniciado, será descontado o valor do percentual proporcional das aulas já disponibilizadas (assistidas ou não), bem como incidirá multa rescisória de 20% (vinte por cento) sobre o valor proporcional das aulas não ministradas/postadas.

    Em nenhuma hipótese será possível a troca de um curso contratado por outro curso on-line.

    Após a confirmação do pedido de cancelamento, o acesso ao curso será imediatamente encerrado, não havendo aquisição de videoaulas para acesso posterior ou permanente.

    FORMAS DE PAGAMENTO:

    Boleto bancário à vista;

    Cartão de débito à vista;

    Cartão de crédito, à vista ou parcelado em até 18 vezes sem juros.

    DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:

    Cópia do RG;

    Cópia do CPF;

    Cópia do Comprovante de Endereço;

    Cópia do Histórico Acadêmico do Ensino Superior

    Cópia autenticada (frente e verso) do diploma do curso superior;

    1 foto 3x4 recente.

     

    - PARTE GERAL: A constitucionalização do Direito Civil. Os princípios basilares do Código Civil de 2002: eticidade, socialidade, operabilidade. Pessoa natural e jurídica. Direitos da personalidade. Representação. Teoria do negócio jurídico. A "Escada Ponteana":  planos da existência, da validade e da eficácia. Defeitos do negócio jurídico: vícios de consentimento e vícios sociais. Simulação. Teoria das nulidades. Prescrição e decadência.

    - OBRIGAÇÕES: Teoria geral das obrigações: conceito, fontes e espécies. Diferença entre obrigação, dever, ônus e estado de sujeição. Classificação das obrigações. Adimplemento: Teoria do Pagamento. Pagamento direto, regras especiais de pagamento e formas de pagamento indireto. Inadimplemento obrigacional e suas consequências. Inadimplemento absoluto e relativo. Mora, juros, cláusula penal e arras.

    - RESPONSABILIDADE CIVIL: Responsabilidade contratual e extracontratual. Ato ilícito e abuso de direito. Atos ilícitos e a distribuição equitativa de prejuízos. Culpa e risco: responsabilidade subjetiva e responsabilidade objetiva. Excludentes de responsabilidade. Dano Patrimonial: danos emergentes e lucros cessantes. Dano Moral: caracterização e critérios de fixação do valor da indenização. Dano Estético. Responsabilidade civil pela perda de uma chance e pela perda do tempo. Indenização e liquidação.

    - DIREITOS REAIS: Teoria Geral da Posse: conceito, natureza jurídica, objeto e função social. Detenção (hipóteses legais). Teorias e classificações da posse. Ações possessórias. Ação Reivindicatória e Imissão na posse. Autotutela ou autodefesa da posse. Soma de prazos na posse (acessio possessionis e sucessio possessionis). Propriedade. Função social da propriedade. Usucapião. Aquisição da propriedade por acessão - construções e plantações: formas, requisitos, características e consequências. Direitos reais de uso e gozo: habitação, uso, usufruto, concessão especial para fins de moradia, concessão de direito real de uso, superfície (características, requisitos, aplicação prática e tributação), servidões, enfiteuse. Direitos reais de garantia: classificação e regras gerais. Hipoteca e anticrese. Direito de vizinhança: regras gerais e ação de nunciação de obra nova. Direito de construir: aspectos gerais, ação de nunciação de obra nova e ação demolitória. Condomínio geral. Condomínio edilício: assembleias, deveres dos condôminos, vagas de garagem, a locação de área comum, furto e roubo de bens no condomínio. Ação de cobrança de despesas de condomínio. Alienação fiduciária.

    - CONTRATOS: Concepção civil-constitucional do contrato. Os princípios constitucionais e sua ingerência sobre o contrato. A "crise dos contratos". Classificação dos contratos. A tese do diálogo das fontes. Princípios contratuais: autonomia privada, função social dos contratos, obrigatoriedade, boa-fé objetiva e relatividade dos efeitos contratuais. Diferenças entre contrato de consumo e contrato de adesão. Contratos atípicos. Formação do contrato pelo Código Civil e pelo Código de defesa do consumidor. Revisão dos contratos pelo Código Civil e pelo Código de defesa do consumidor. Teoria da imprevisão e teoria da base objetiva do negócio jurídico. Aplicação do princípio da conservação contratual. Interpretação dos contratos. Vícios redibitórios e evicção. Extinção dos contratos: resilição (distrato, denúncia, renúncia e revogação) e resolução por inexecução voluntária e por inexecução involuntária Contratos em espécie. Compra e venda. Conceito, elementos, efeitos. Limitações à compra e venda (venda entre cônjuges, venda de ascendente a descendente, venda de coisa comum, venda de bens sob administração). Regras especiais e cláusulas especiais da compra e venda (venda a contento, venda por amostra, venda ad mensuram, cláusula de retrovenda, cláusula de preempção, cláusula de venda com reserva de domínio e cláusula de venda sobre documentos). Doação. Conceito, elementos, regras e efeitos. Classificações da doação. Doação contemplativa, doação a nascituro, doação a incapaz, doação de ascendente a descendente, doação por meio de subvenção periódica. Doação propter nuptias, doação com cláusula de reversão, doação inoficiosa, doação universal, doação a concubino, doação conjuntiva, doação a entidade futura. Revogação da doação. Locação de coisas. Comodato e mútuo. Prestação de serviços e empreitada. Depósito, abrangendo a questão da prisão do depositário infiel sob o prisma civil-constitucional. Mandato judicial e extrajudicial. A responsabilidade do advogado. Comissão, agência e distribuição. Corretagem, transporte e seguro. Constituição de renda e jogo e aposta. Fiança. Transação e compromisso. Contrato de Leasing ou arrendamento mercantil (Lei 6.00/74). Alienação fiduciária em garantia de bens móveis (Decreto-lei 911/69).

    - DIREITO FAMÍLIA: Princípios constitucionais do Direito de Família. Ampliação, evolução histórica e a visão eudemonista do conceito de família. Modelos de entidade familiar e sua tutela constitucional e legal. Casamento e união estável. Efeitos advindos das recentes decisões do Supremo Tribunal Federal. Análise constitucional do casamento homoafetivo e da Resolução 175 do Conselho Nacional de Justiça. Efeitos pessoais e patrimoniais do casamento e da união estável. Diferenças entre união estável e namoro. O poliamorismo e a (im)possibilidade de união poliafetiva. Inclusão do patronímico no casamento e na união estável. Efeitos patrimoniais no casamento e na união estável. Regime de bens, com ampla discussão sobre seus principais aspectos polêmicos, incluindo análise da Súmula 377 do Supremo Tribunal Federal e suas implicações. Bem de família: regramento no Código Civil e na Lei n.º 8.009/90. Pacto antenupcial e contrato de convivência: semelhanças e diferenças. Parentesco: conceito, regramento legal. Filiação: aspectos controvertidos. Ação de investigação de paternidade. Ação negatória de paternidade. Adoção à brasileira e impossibilidade de tutela jurisdicional para exclusão da paternidade. Paternidade sócioafetiva: caracterização e efeitos. Responsabilidade civil por abandono afetivo. Dissolução do casamento: divórcio, análise da Emenda Constitucional n.º 66/2010, fim da separação judicial. Dissolução da união estável. Aspectos processuais das ações necessárias ao reconhecimento da dissolução do casamento e da união estável. Alimentos: conceito, espécies e características da obrigação alimentar. Alimentos provisórios, provisionais, definitivos e gravídicos (Lei nº 11.804/2008). Execução de alimentos sob o rito de prisão e sob o rito de penhora: regramento legal e jurisprudencial. A execução de alimentos na forma de cumprimento de sentença. Efeitos da prescrição na execução de alimentos. Revisão de alimentos: pressupostos, aspectos processuais. Aspectos controvertidos sobre a simultaneidade da ação de execução de alimentos e da ação revisional de alimentos. Execução de alimentos provisórios e revisão de alimentos. Poder Familiar: exercício, poderes, deveres e extinção. Adoção: conceito, regras e aspectos controvertidos. Guarda unilateral, compartilhada e por nidação. Alienação parental: regramento legal e aspectos controvertidos, sobretudo quanto à instrução probatória. Tutela e curatela. Aspectos processuais da ação de prestação de contas. Curatela ao nascituro.

    - DIREITO DAS SUCESSÕES: Direito das Sucessões. Modalidades Sucessórias. Sucessão em geral. Sucessão legítima. Ordem de vocação hereditária. Administração da herança. Herdeiros. Aceitação e renúncia. Renúncia simples e renúncia translativa. Excluídos da sucessão. Herança jacente e herança vacante. A sucessão do cônjuge. A sucessão do companheiro e a inconstitucionalidade do artigo 1790 do Código Civil. Regime de bens e seus efeitos. Bens comuns e bens particulares. Comunicabilidade e incomunicabilidade. Doação para herdeiros e colação. Direito real de habitação. Ação de petição de herança: aspectos controvertidos. Sucessão Testamentária. Disposições gerais sobre testamento. Espécies de testamento. Legado. Caducidade dos legados. Direito de acrescer entre herdeiros e legatários. Substituição vulgar, recíproca e fideicomissária. Deserdação. Redução das disposições testamentárias. Revogação e rompimento do testamento. Regramento legal sobre o testamenteiro. Inventário e partilha: conceito, procedimento legal, aspectos polêmicos. Inventário por escritura pública. A Lei 11.441/2007. As diretrizes do CNJ. Procedimentos. Ações para anulação de partilha. Inventário, arrolamento comum e arrolamento sumário. Sonegação e colação. Inventário negativo. Sobrepartilha. Procedimentos Judiciais

    MÓDULO - PROCESSO CIVIL:

    - PROCESSO CIVIL - TEORIA GERAL DO PROCESSO: Princípios processuais constitucionais e infraconstitucionais. Normas fundamentais do Processo Civil. Jurisdição. Ação. Processo. Competência. Cooperação nacional e internacional. Capacidade processual. Partes e seus procuradores. Responsabilidade das partes por dano processual. Honorários advocatícios e gratuidade da Justiça. Juízes e seus auxiliares. Ministério Público, Advocacia Pública e Defensoria Pública. Forma, tempo e lugar dos atos processuais. Prazos processuais. Citação e intimação.

    - PROCESSO DE CONHECIMENTO: Petição inicial, com análise de seus requisitos, sobretudo as novas regras sobre o pedido. Indeferimento da inicial. Improcedência liminar do pedido. Audiência de Conciliação ou de mediação. Contestação e reconvenção. Revelia e seus efeitos. Litisconsórcio. Assistência, denunciação da lide, chamamento ao processo, incidente de desconsideração da personalidade jurídica e o amicus curiae. Julgamento antecipado do mérito, total ou parcial. Saneamento e organização do processo. Teoria geral das nulidades processuais. Fase instrutória. Ônus da prova, com análise da carga estática e dinâmica da prova. Teoria Geral da Prova: classificação; objeto; produção, provas ilícitas, hierarquia, fontes e meios de provas. Ação probatória autônoma; Das provas em espécie: ata notarial; documental; pericial; inspeção judicial; testemunhal e depoimento pessoal. Audiência de Instrução e Julgamento. Sentença: conceito, requisitos e efeitos. Remessa necessária. Coisa Julgada: formal e material, limites objetivos e subjetivos, questões prejudiciais.

    - TUTELAS PROVISÓRIAS E TEORIA GERAL DOS RECURSOS: Tutelas provisórias: tutela de urgência e de evidência. Tutela cautelar e tutela antecipada. Tutela em caráter antecedente ou incidental. Teoria geral dos recursos. Ordem dos processos no Tribunal. Poderes do Relator. Embargos de declaração, Apelação, Agravo de Instrumento e Agravo interno.

    - RECURSOS: Processos de competência originária dos Tribunais. Assunção de competência. Arguição de inconstitucionalidade. Homologação de sentença estrangeira. Ação Rescisória. Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas. Reclamação. Recursos junto aos Tribunais Superiores: Recurso ordinário, Recurso especial e Recurso extraordinário. Julgamento de recursos repetitivos. Agravo em Recurso especial e em Recurso extraordinário. Embargos de divergência.

    - TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO E CUMPRIMENTO DE SENTENÇA: Princípios do processo constritivo. Teoria geral da execução. Títulos executivos judiciais e extrajudiciais. Liquidação de sentença. Cumprimento provisório e cumprimento definitivo de sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa. Cumprimento de sentença que fixou obrigação alimentar: ritos diversos para a penhora e para a prisão. Cumprimento de sentença de alimentos provisórios. Cumprimento de decisão proferida contra a Fazenda Pública. Cumprimento de sentença que reconhece obrigação de fazer ou não fazer. Cumprimento de sentença que reconhece obrigação de entrega de coisa. Meios de impugnação no cumprimento de sentença.

    - EXECUÇÃO DOS TÍTULOS EXTRAJUDICIAIS: Disposições gerais; requisitos da petição inicial; deveres do exequente; emenda da exordial; demonstrativo de débito, sujeitos da execução; competência; atos atentatórios à dignidade da justiça; a liquidez, a certeza e a exigibilidade do título. Execução por quantia certa. Execução para a entrega de coisa. Execução das obrigações de fazer ou de não fazer. Meios de expropriação: da penhora à arrematação. Embargos à execução: requisitos, competência, prazo, matéria de defesa; rejeição liminar; efeitos dos embargos. Recursos interponíveis no processo de execução. Suspensão e extinção da execução.

    - PROCEDIMENTOS ESPECIAIS:  Ações possessórias. Ação de divisão e demarcação de terras. Ação de Consignação em Pagamento. Ação Monitória. Ações de Família. Inventário e Partilha. Ação de dissolução parcial de sociedade. Embargos de terceiro. Oposição. Habilitação. Procedimentos de jurisdição voluntária.

    - METODOLOGIA E DIDÁTICA: Didática do ensino superior. Artigo científico. Trabalho de conclusão de curso. 

    Grade sujeito alteração.

    EM BREVE !
    A partir de